terça-feira, 17 de abril de 2018

Salve! Salve à Lagoa do Cardeiro: beleza e natureza

Por Tetsy Caroline

Considerada como um dos patrimônios naturais mais lindos de São Miguel do Gostoso, a lagoa do cardeiro está localizada nas proximidades da Praia do Cardeiro e tem esse nome devido está situada em uma área, que segundo os pescadores mais antigos, havia uma enorme quantidade de pés de cardeiro (um tipo de cacto da região), e por ter um desses vegetais em especial à beira-mar, que se recusava morrer mesmo com as violentas ondas que o banhava. Assim se originou o nome da praia e o da lagoa que está localizada na mesmo área.

A Lagoa do Cardeiro, pelas suas características, é classificada como patrimônio natural da comunidade. E a vegetação de restinga existente nas margens da Lagoa é também, por Lei, área de preservação permanente (APP), e de acordo com o Código Florestal as construções ao redor de uma APP deve ser há pelo menos 30 metros de distância contando a partir de sua margem.
    
Como um ato simbólico, a partir de uma mobilização de ONGs e grupos, foi criado o abraço à Lagoa do Cardeiro. As ONGs e grupos se reúnem anualmente para realizarem esse abraço á lagoa. O abraço foi motivado pelos permanentes avanços de cercas e de construções ao redor da Lagoa que vem acontecendo nos últimos tempos. A população parece esquecer disso, que o acesso a Lagoa é direito de todos por ser patrimônio de todos, que sua vegetação no entorno é de preservação permanente e que acolhe diversos tipos de vida como algumas espécies de caranguejos e pássaros entre outras espécies de pequenos animais. 

Como as ONGs e os grupos não tem o poder de fiscalização assim como órgãos do poder público, tipo o IDEMA (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente) e Secretarias de Meio Ambiente, apela para a educação e sensibilização, sendo o abraço a Lagoa do Cardeiro um momento especial com esse objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário